Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco
Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012
Código: |
OP0003 |
Sigla: |
ISPGR |
Secção/Departamento: |
Ciências Sociais e Pedagogia |
Semestre/Trimestre: |
1º Semestre |
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Carga horária: |
Horas/semana |
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Tipologia de aulas |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
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Corpo docente: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
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Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Na Unidade Curricular de Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco, procuramos sensibilizar para a compreensão de grupos sociais e culturais com características específicas, a maior parte das vezes alvo de estigmatização e/ou exclusão social. A visão que cada um constrói desses grupos e a forma como se relaciona com eles no âmbito da profissão que futuramente desempenhará poderá ser um contributo para esses processos excludentes e estereotipados, ou pelo contrário, constituir-se como um contributo integrador desses grupos.
Proporciona-se uma análise dos factores de risco (pobreza, privação do afecto, migrações, gueto, violência e guerra, desemprego, deficiência, etc.) e das suas possíveis consequências em termos dos vários domínios de desenvolvimento humano.
Programa
Desenvolvem-se as seguintes competências:
- É capaz de entender os conceitos centrais propostos no programa e de os problematizar situando-os na complexidade em que eles se apresentam.
- Integra, quer como pessoa, quer no âmbito das suas futuras opções profissionais sensibilidade para a abordagem das pessoas, grupos e populações em risco.
- Domina os conceitos necessários para compreender como é que certos grupos e populações estão expostas a factores de risco e quais as consequências possíveis.
- Compreende situações de vulnerabilidade específicas relacionadas com determinados períodos etários e ou acontecimentos.
- Procura adaptar adequadamente o seu comportamento como pessoa e no seu âmbito profissional face a situações, grupos e populações em risco.
- Domina alguns conteúdos e técnicas de mediação, compreendendo designadamente o que significa a resolução positiva de conflitos.
- É capaz de designar alguns contributos oriundos da sua (futura) área profissional para a inclusão social de grupos e populações em risco.
- É capaz de mobilizar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares relacionando-os com os desta unidade curricular.
Métodos de Ensino
- Sessões trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor e/ou com recurso à utilização de textos e outros materiais (obras de ficção ou obras artísticas em formatos diversificados).
- Sessões de trabalho prático, privilegiando técnicas de dinâmica e animação de grupos.
- Visitas de Estudo (organizações, projectos, etc.).
- Seminários específicos com profissionais que desenvolvem projectos de intervenção no terreno ou lideram organizações especializadas na área.
Modo de Avaliação