Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012

Código: OP0003
Sigla: ISPGR
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ERASM 5
PAP 5
LGP 5
LEB11 2º, 4º 5
CS 5
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo
Corpo docente: Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Na Unidade Curricular de Intervenção Social com Populações e Grupos de Risco, procuramos sensibilizar para a compreensão de grupos sociais e culturais com características específicas, a maior parte das vezes alvo de estigmatização e/ou exclusão social. A visão que cada um constrói desses grupos e a forma como se relaciona com eles no âmbito da profissão que futuramente desempenhará poderá ser um contributo para esses processos excludentes e estereotipados, ou pelo contrário, constituir-se como um contributo integrador desses grupos.

Proporciona-se uma análise dos factores de risco (pobreza, privação do afecto, migrações, gueto, violência e guerra, desemprego, deficiência, etc.) e das suas possíveis consequências em termos dos vários domínios de desenvolvimento humano.

Programa

Desenvolvem-se as seguintes competências:
- É capaz de entender os conceitos centrais propostos no programa e de os problematizar situando-os na complexidade em que eles se apresentam.
- Integra, quer como pessoa, quer no âmbito das suas futuras opções profissionais sensibilidade para a abordagem das pessoas, grupos e populações em risco.
- Domina os conceitos necessários para compreender como é que certos grupos e populações estão expostas a factores de risco e quais as consequências possíveis.
- Compreende situações de vulnerabilidade específicas relacionadas com determinados períodos etários e ou acontecimentos.
- Procura adaptar adequadamente o seu comportamento como pessoa e no seu âmbito profissional face a situações, grupos e populações em risco.
- Domina alguns conteúdos e técnicas de mediação, compreendendo designadamente o que significa a resolução positiva de conflitos.
- É capaz de designar alguns contributos oriundos da sua (futura) área profissional para a inclusão social de grupos e populações em risco.
- É capaz de mobilizar conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares relacionando-os com os desta unidade curricular.


Métodos de Ensino

- Sessões trabalho em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor e/ou com recurso à utilização de textos e outros materiais (obras de ficção ou obras artísticas em formatos diversificados).

- Sessões de trabalho prático, privilegiando técnicas de dinâmica e animação de grupos.

- Visitas de Estudo (organizações, projectos, etc.).

- Seminários específicos com profissionais que desenvolvem projectos de intervenção no terreno ou lideram organizações especializadas na área.

Modo de Avaliação

Página gerada em: 2024-05-15 às 03:42:34